O que é que as eleições autárquicas e a caça ao polvo têm a ver uma coisa com a outra? Pergunta o leitor, pois bem, passarei a explicar em seguida. O polvo é um animal aquático, trata-se mais concretamente de um molúsculo marinho que possui oito braços (ou tentáculos) que têm por sua vez imensas ventosas ao longo do seu comprimento, todos eles, localizando-se em torno da sua boca. Os polvos, em média e dependendo da espécie, podem viver entre um a cinco anos. Por outro lado, os polvos que podemos encontrar em Cascais já ultrapassaram por completo o seu prazo de vida útil… refiro-me à Coligação Viva Cascais (na Câmara Municipal há 20 anos) e do Partido Socialista em São Domingos de Rana (na Junta de Freguesia há 28 anos).
Estes dois polvos além de se terem estagnado no tempo, no que a ideias diz respeito, foram esticando e esticando os seus braços a tudo o que é lugares públicos, como já nos habituaram com os seus (maus) exemplos no poder central, insular e também no poder local. Em tudo o que estes dois polvos tocam, tornam-no seu e agarram-se com toda a força, pois já demonstraram mais do que uma vez de que as suas únicas ambições são só e apenas a manutenção do poder, pelo poder. Pelos sítios por onde esticam os seus braços, vão colocando as suas ventosas (“boys & girls”) para assegurar o seu sustento e dos mais próximos. As ventosas são, infelizmente, cada vez mais e dos mais variados tamanhos.
É por isso que, nas próximas eleições autárquicas, todos os Cascalenses terão nas suas mãos uma arma – o seu voto na única alternativa, e com ideias para o provar, a Iniciativa Liberal!
As ideias liberais têm a capacidade de projetar o concelho e as freguesias de Cascais para o futuro e não apenas fazer um qualquer “show-off” a desbaratar o erário público. As nossas ideias têm a força de quem por iniciativa própria, por absoluto altruísmo se apresenta para abraçar a causa pública, muitas vezes, até em prejuízo próprio.
O nosso incentivo ao voto na Iniciativa Liberal é desapegado de quaisquer vaidades, de estimulações de ego (político e pessoal) ou de compromissos incógnitos. O município de Cascais e as suas freguesias podem contar com um conjunto de equipas liberais preparadas, capazes e que dizem presente a qualquer desafio.
A Iniciativa Liberal apresenta-se como a verdadeira alternativa a um polvo parasitário no poder local, que não necessita de maquilhar a sua ação política ou de ter medo da revelação dos seus “bastidores”. A Iniciativa Liberal pelos seus candidatos e pelas ideias que apresentou, será, se assim os Cascalenses o bem entenderem, uma verdadeira corrente de mudança que chegará a todo o nosso município para afastar estes polvos que por aí pululam.
Deixo aqui o meu apelo ao escrutínio do nosso programa, incentivo à contribuição com pensamento crítico para as nossas ideias a todos aqueles que se revêm, numa forma de agir, de ser e de estar na política que se diferencia e muito das que já conhecemos há quase 50 anos.
O seu voto ajudará a encurtar os braços a estes polvos!
PS: Não há nada como uma boa salada de polvo… dizem que em Cascais é onde sabe melhor!