Há uma cada vez mais crescente tendência de afastamento dos jovens da política e dos partidos políticos. Um dos problemas é que, normalmente, para se poder fazer política tem de se estar filiado num partido político e os partidos do costume pouca capacidade têm para estruturarem laços com a juventude. Muito disto se deve na maneira como o sistema partidário é montado: deixando os jovens a brincar na piscina das crianças que são as jotas partidárias. Há que proporcionar um verdadeiro palco, com efetivas oportunidades de ação e não querer criar um mundo à parte só para os jovens.
A Iniciativa Liberal, sendo um partido jovem não só pela sua idade como pela sua composição, fazendo por mudar este aspeto negativo, apresentou muitas candidaturas de jovens a juntas de freguesia e câmaras municipais por todo o país. É ao dar efetivas oportunidades para os jovens se chegarem à frente e proporcionando um palco para as suas ideias e soluções, que teremos uma maior tendência de aproximação da sua parte. A participação de tantos jovens da Iniciativa Liberal nestas últimas eleições autárquicas (e primeiras que o partido concorre) foi prova disso.
No que toca ao nosso concelho foram eleitos três representantes da Iniciativa Liberal: para a Assembleia Municipal, para a Assembleia de Freguesia de Carcavelos e Parede e para a Assembleia de Freguesia de Cascais e Estoril. Dois dos eleitos têm menos de 24 anos – é uma métrica de saudar e que deixa sentimentos positivos. Mas independentemente da idade, serão estes três eleitos liberais que irão trabalhar por construir uma autarquia mais liberal, lutando por propor soluções e exigir respostas.
Da minha parte, como eleita para a Assembleia de Freguesia de Cascais e Estoril, podem sempre esperar dedicação, integridade e trabalho para o presente e o futuro desta freguesia. Reconheço ter pouca experiência, mas muita ambição e acredito que ser uma jovem é uma vantagem em muitos aspetos, sendo um dos quais a não existência dos vícios do sistema nem a vontade de criar raízes numa carreira política onde se vai constantemente beber.
A minha caixa de mensagens está sempre aberta para qualquer questão, sugestão ou problema por parte dos moradores do nosso concelho. Vamos torná-lo mais liberal juntos!