Ultimamente a palavra feminismo, tem ganho uma conotação errada, que vale a pena esclarecer.
Feminismo, é o movimento que luta pela igualdade de género e não, como muitas vezes associado, um movimento extremista de superioridade feminina. E por isso, sim, sou feminista! Mas também sou uma liberal… e acontece algo incrível quando juntamos estes dois conceitos, ora vejam: Um feminista liberal, acredita ter um papel de ator principal naquilo que é a defesa pela igualdade de direitos e paridade de género. Como liberal, acredita que a sua iniciativa, a sua atitude, decisões e comportamentos tem um impacto direto no empoderamento da mulher. E como mulher, acredito que temos a responsabilidade de contribuir ativamente para o empoderamento feminino: cumprindo o nosso dever de estar presentes e envolvidas em todas as esferas da sociedade, defendendo as causas em que acreditamos, dando alma e poder à nossa voz, mas também revindicando os nossos direitos.
Não obstante, são necessárias grandes mudanças nas políticas sociais e de trabalho que também promovam a igualdade e a paridade, mas reforço que enquanto liberal, afirmo com convicção que temos a capacidade de mudar as circunstâncias à nossa volta, e que não podemos deixar a responsabilidade no outro, no sistema, ou em última instância, ao acaso.
Por isso, faço um apelo a todas as mulheres: a sociedade precisa de nós e a política também! É preciso trazer as mulheres para o debate dos assuntos públicos, e começa onde tudo o resto, dentro de nós!
A Iniciativa Liberal, é para todos.