Estamos há décadas num círculo vicioso em que os partidos do arco de governação se fossilizam na gestão autárquica de um dos maiores concelhos do país.
O mais recente exemplo desta fossilização é a Cascais Invest, uma (re)criação do executivo autárquico PSD/CDS que veio aumentar o seu já vasto conglomerado de empresas municipais e entidades relacionadas (e financeiramente dependentes). A Cascais Invest tem um conselho de administração de 15 lugares, preenchido por 15 elementos masculinos, incluindo um dos vereadores do PSD/CDS, e uma comissão executiva de 5 lugares, preenchida por 5 elementos masculinos. O presidente da assembleia geral da Cascais Invest e o presidente da Câmara Municipal de Cascais são uma e a mesma pessoa. A remuneração dos seus órgãos de gestão e as fontes de financiamento da Cascais Invest são desconhecidas do público. É o exemplo de uma meritocracia e transparência do tempo da outra senhora.
Numa câmara municipal dominada pelo PSD/CDS, em que metade dos vereadores eleitos na lista do PS votam alinhados com o PSD/CDS, não há alternativa democrática (o PCP e BE não são alternativas democráticas, e o PAN não se percebe bem o que é), o munícipe simplesmente desinteressa-se e afasta-se.
Francamente, é tempo de mudar.
Esta semana, com o lema “Cascais Liberal”, a Iniciativa Liberal Cascais iniciou a divulgação de um conjunto de medidas que farão parte do seu programa para as eleições autárquicas em Cascais.
Como o exemplo da Cascais Invest ilustra, a racionalização do universo de empresas e entidades municipais é uma medida óbvia que se impõe, para aumentar a transparência na gestão autárquica, a eficiência dos serviços municipais e a meritocracia no concelho. Para que os impostos dos munícipes sejam escrupulosamente utilizados em prol dos mesmos e disso haja evidência pública.
Por isso escolhemos esta medida como a que apresentámos primeiro, mas outras se seguirão em áreas como a transparência, a mobilidade, o ambiente, a qualidade de vida ou o desenvolvimento económico, entre outras.
Em 2021 a Iniciativa Liberal será em Cascais, pela primeira vez, uma verdadeira alternativa.