Menu Fechar

Agência de viagens autárquica

No dia 25 de agosto a junta de freguesia de Alcabideche publicou uma imagem nas redes sociais que me chamou a atenção e fez-me recordar de uma situação caricata que já acontece há muitos anos.

A publicação era um flyer publicitário a anunciar uma excursão a Castelo de Vide: Esta excursão era anunciada como umas “Férias verão seniores” que decorreram de 3 a 10 de setembro, com vários sítios a serem visitados, uma estadia de 7 noites num hotel e com todas as refeições incluídas por apenas 382 €. Acompanhando o flyer, estava escrito que “resolveu o Executivo promover uma segunda semana” e a frase “INSCREVAM-SE JÁ no atendimento da Junta de Freguesia”. Isto levanta várias questões… Porque está uma junta a publicitar/organizar uma excursão? Serão estas excursões subsidiadas pela junta? Será que são organizadas para garantir o voto sénior nas autárquicas?

Uma breve pesquisa revela mais excursões deste género há já vários anos, incluindo sítios como Salvaterra de Magos, Escaroupim e, de forma recorrente, Fátima. Também é possível verificar que este fenómeno não é exclusivo da freguesia de Alcabideche, acontecendo também nas outras freguesias do concelho, na freguesia de São Domingos de Rana realizaram uma ao Bombarral recentemente, por exemplo.

Admitindo que estas excursões são de facto organizadas e subsidiadas pelas juntas de freguesia (é mais que óbvio pela maneira comos as publicações estão estruturadas), será justo para os munícipes verem os seus impostos a serem usados para realizar atividades de que apenas uma pequena parte da população pode usufruir? Atividades essas que são apenas feitas para capturar os votos fáceis dos mais idosos quando esses mesmos fundos utlizados para subsidiar estas atividades podiam ser utilizados para outro fim, um fim mais proveitoso para todos os habitantes das quatro freguesias.

Não consegui encontrar dados que confirmem as quantias gastas nestas atividades, mas de certeza que faria muito mais sentido utilizar esses fundos para outros fins que melhorassem a qualidade de vida de todos, tais como a redução da taxa de registo dos animais de estimação, entre outras taxas aplicadas pelas juntas de freguesia.

É necessário acabar com este despesismo demagógico de “caça aos votos” perpetuado pela coligação Viva Cascais!