Menu Fechar

Apreciação e Votação do Orçamento para 2022 e Mapa de Pessoal para 2022 – Assembleia de Freguesia de Carcavelos e Parede

Vem a Junta de Freguesia da União de Freguesias de Carcavelos e Parede, pedir a aprovação por esta Assembleia de Freguesia do Orçamento para 2022 e Mapa de Pessoal para 2022.

A capacidade desta Junta de Freguesia ter um papel ativo e relevante junto da comunidade desta freguesia, uma das maiores do país, com mais de 46,000 habitantes (Censos 2021, resultados provisórios), passa por um profundo conhecimento da realidade da freguesia, uma visão estratégica do futuro da mesma, e um plano para lá chegar, articulado com todas as partes relevantes. Não é isto que se conclui do orçamento apresentado.

Na realidade, aquilo que esta Junta de Freguesia apresenta como Orçamento para 2022 é um simples plano de aplicação de um orçamento de pouco mais de 2 milhões de euros, num conjunto de programas e atividades cuja eficácia e resultados são desconhecidos, como tem sido o caso em sucessivos orçamentos apresentados por este executivo do PSD.

Este orçamento ignora a insuficiência de espaços verdes, um dos graves problemas desta freguesia.

Este orçamento ignora a mobilidade leve, os problemas de quem tem mobilidade condicionada e os crescentes problemas de congestionamento.

Este orçamento ignora o comércio tradicional e a requalificação dos espaços históricos da freguesia.

Este orçamento ignora a necessidade de encontrar soluções em articulação com todas as outras contrapartes, desde as Juntas de Freguesias vizinhas ao Estado Central.

Este orçamento não inclui uma única referência a ouvir a população, ou a tornar a junta de freguesia mais transparente permitindo um escrutínio da sua atividade mais fácil e mais completo, por todos os fregueses.

Em resumo, este orçamento ignora a União de Freguesias de Carcavelos e Parede e os seus fregueses.

Pelos motivos apresentados, a Iniciativa Liberal vota contra.

Assembleia de Freguesia da União de Freguesias de Carcavelos e Parede
22 de dezembro de 2021

Pelo representante da Iniciativa Liberal,

Tiago Albuquerque