Menu Fechar

Com bandeiras azuis nos enganas

Se todos os cascalenses estão lembrados, em 2016, a Câmara Municipal de Cascais decidiu retirar das praias as Bandeiras Azuis. A justificação dada na altura foi um diferendo entre a Câmara e a Associação Bandeira Azul, responsável pela atribuição deste selo de qualidade às águas e areais das praias no nosso país.

A Associação Bandeira Azul, depois de efetuar análises às águas e areias do nosso concelho, identificou um conjunto de praias onde os requisitos de qualidade não estavam a ser cumpridos e, portanto, decidiu não atribuir a bandeira azul. Ora a Câmara de Cascais em vez de assumir o problema e apresentar um plano para a recuperação destas praias, entrou numa luta com a Associação Bandeira Azul uma vez que não concordava com os critérios utilizados… devíamos todos corar um pouco de vergonha quando o nosso presidente da câmara não concorda com os critérios de avaliação de uma associação independente que ele próprio contratou para avaliar o concelho!

Ora durante 6 anos as nossas praias estiveram sem bandeiras azuis, sendo Cascais um dos poucos concelhos litorais de Portugal a tomar tal decisão… no entanto durante estes 6 anos a Câmara de Cascais, enquanto fingia estar amuada com a Associação Bandeira Azul, andou a requalificar as várias ribeiras existentes no concelho, a fonte mais provável da poluição que tínhamos nas nossas praias.

Com a conclusão da requalificação das nossas ribeiras, a Câmara decidiu que já não estava mais amuada com a Associação Bandeira Azul e concorreu em 2022 novamente a este selo de qualidade que temos o orgulho novamente de poder ostentar em todas as nossas praias.

No meio desta história, fica o agradecimento à Associação Bandeira Azul porque através dos seus critérios independentes conseguiu efetivamente levar à tomada de medidas por parte da autarquia que melhoram a nossa qualidade de vida! A este executivo fica a mensagem de que se podem assumir erros, corrigi-los e festejá-los sem ter de atirar areia aos olhos dos munícipes!