Menu Fechar

Educação à vista!

Inicia-se mais um ano letivo e em Cascais continua-se a verificar o contínuo degradar da escola pública. Ano após ano assistimos aos encarregados de educação, muitas vezes com grande sacrifício, a decidir colocar os seus educandos nas escolas privadas do concelho.

Embora este facto seja um tributo à liberdade de escolha que os munícipes têm devido à oferta privada que existe no concelho, onde atualmente 43% dos alunos estudam numa instituição privada comparado com 37% em 2001, este facto representa uma evidencia do ininterrupto degradar da escola pública no concelho.

Com uma autarquia focada em medidas avulsas para as quais não se conhecem nem resultados nem objetivos é fácil entender como o executivo autárquico contribuiu para este estado de coisas. Transportes gratuitos não resolvem a insegurança que uma mãe sente para colocar a sua filha de 7 anos num autocarro para chegar à escola, anúncios de construção da escola secundária de Cascais não faz que a mesma apareça por livre e espontânea vontade (de notar que o concurso público para a adjudicação da sua construção está a decorrer).

Mas isto é apenas a componente de infraestrutura que embora importante não é determinante para a educação dos nossos filhos. Com a descentralização de competências o município tem a capacidade, em articulação com as escolas do concelho, de investir de forma complementar em projetos educativos, no entanto parece que se continua a fazer planos de acordo com “achismos” ou o que fica bem nas notícias.

É necessário que se tornem públicos o grau de absentismo de professores e alunos, um dos indicadores importantes para entender os resultados escolares, é preciso que se explique o que se tem feito na escola Salesianos de Manique, que é das poucas escolas do pais com acordo de cooperação com o Ministério da Educação e que apresenta melhores resultados no concelho dos alunos que têm Apoio Social Escolar (estamos a falar dos alunos com maiores carências económicas) de acordo com o semanário Expresso, e como se pode aplicar modelos semelhantes às restantes escolas do concelho, como tem sido a evolução do ranking das escolas do concelho quando comparado com os concelhos adjacentes, relativamente aos projetos de apoio à família e competências socio-emocionais qual o grau de adesão da população escolar e nível de absentismo, além disso existe alguma correlação entre as medidas implementadas e melhoria do desempenho escolar dos alunos que beneficiam delas, em suma onde estão as evidencias que permitem a todos tomar as melhores decisões em prol da educação do seus filhos e filhas e perceber o impacto real da propaganda feita pela autarquia.