Inicia-se mais um ano letivo e em Cascais continua-se a
verificar o contínuo degradar da escola pública. Ano após ano assistimos aos
encarregados de educação, muitas vezes com grande sacrifício, a decidir colocar
os seus educandos nas escolas privadas do concelho.
Embora este facto seja um tributo à liberdade de escolha que
os munícipes têm devido à oferta privada que existe no concelho, onde
atualmente 43% dos alunos estudam numa instituição privada comparado com 37% em
2001, este facto representa uma evidencia do ininterrupto degradar da escola
pública no concelho.
Com uma autarquia focada em medidas avulsas para as quais
não se conhecem nem resultados nem objetivos é fácil entender como o executivo
autárquico contribuiu para este estado de coisas. Transportes gratuitos não
resolvem a insegurança que uma mãe sente para colocar a sua filha de 7 anos num
autocarro para chegar à escola, anúncios de construção da escola secundária de
Cascais não faz que a mesma apareça por livre e espontânea vontade (de notar
que o concurso público para a adjudicação da sua construção está a decorrer).
Mas isto é apenas a componente de infraestrutura que embora
importante não é determinante para a educação dos nossos filhos. Com a
descentralização de competências o município tem a capacidade, em articulação
com as escolas do concelho, de investir de forma complementar em projetos
educativos, no entanto parece que se continua a fazer planos de acordo com
“achismos” ou o que fica bem nas notícias.
É necessário que se tornem públicos o grau de absentismo de
professores e alunos, um dos indicadores importantes para entender os
resultados escolares, é preciso que se explique o que se tem feito na escola
Salesianos de Manique, que é das poucas escolas do pais com acordo de
cooperação com o Ministério da Educação e que apresenta melhores resultados no
concelho dos alunos que têm Apoio Social Escolar (estamos a falar dos alunos
com maiores carências económicas) de acordo com o semanário Expresso, e
como se pode aplicar modelos semelhantes às restantes escolas do concelho, como
tem sido a evolução do ranking das escolas do concelho quando comparado com os
concelhos adjacentes, relativamente aos projetos de apoio à família e competências
socio-emocionais qual o grau de adesão da população escolar e nível de
absentismo, além disso existe alguma correlação entre as medidas implementadas
e melhoria do desempenho escolar dos alunos que beneficiam delas, em suma onde estão
as evidencias que permitem a todos tomar as melhores decisões em prol da
educação do seus filhos e filhas e perceber o impacto real da propaganda feita
pela autarquia.