Menu Fechar

EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO

Melhor educação para todos, Menor insucesso escolar

Para a Iniciativa Liberal a educação é fundamental para a progressão e liberdade social, para a melhoria das condições de vida e para as aspirações justas de cada cidadão. A Iniciativa Liberal não tem uma visão estatizante de que cada escola deve ser gerida pelo Estado, mas sim que deve ser gerida pelo melhor gestor, desde que todos os cidadãos tenham acesso a esses serviços, sendo irrelevante quem é o prestador.

A Iniciativa Liberal acredita que a educação deve servir os seus utentes, e não clientelas sindicais ou partidárias. Queremos uma educação justa e de qualidade para todos com objetivos bem definidos de sucesso para professores, estudantes e funcionários, livre de preconceitos ideológicos. A prioridade é o papel da educação para uma sociedade mais livre e mais justa.

Na educação é necessário um esforço especial para que ninguém fique para trás, especialmente nas escolas socialmente segregadas do concelho. Em Cascais acreditamos que todos são iguais e merecem igualdade de tratamento e oportunidades. Também na educação isso se aplica, principalmente no que respeita aos recursos de ensino não discriminando ninguém.

A educação começa logo no princípio da infância e a Iniciativa Liberal pretende que Cascais seja uma referência no que respeita ao apoio pedagógico e cuidados às crianças até 3 anos de idade.

1.

Assegurar a Escola ao Serviço da Comunidade

  1. Garantir atividades de tempos livres (ATL), aulas de acompanhamento e/ou aulas de recuperação até às 18h30, para todo o ensino básico.
  2. Promover, em articulação com o Ministério de Educação, um horário escolar regular (igual em todos os dias da semana) nas escolas públicas para todo o ensino básico.
  3. Garantir a qualidade da alimentação escolar, com a monitorização regular da mesma, alinhado com padrões de referência internacional (por exemplo, OMS).
  4. Reforçar, nas escolas do concelho, hábitos de higiene oral.
  5. Promover a qualidade do ensino, em articulação com o Ministério da Educação no sentido de reduzir o absentismo e melhorar o aproveitamento escolar.
  6. Garantir que qualquer entidade privada ou social que receba apoio do município aplica uma política não discriminatória na seleção e escolha dos seus utilizadores.
  7. Promover a liberdade de escolha e igualdade no acesso ao ensino com financiamento via aluno, independentemente de o prestador ser público, social ou privado.
  8. Promover a autonomia administrativa, financeira e pedagógica no ensino público.
  9. Fomentar o aumento da oferta educativa através de novos prestadores em todos os níveis de ensino desde creches ao ensino superior.

2.

Promover o Sucesso Escolar e a Integração

  1. Promover as novas tecnologias, fornecendo à população do ensino obrigatório, residente no concelho, a aquisição sem custos dos manuais escolares digitais.
  2. Realizar um evento de periocidade anual para promover o conhecimento e projetos científicos de índole escolar.
  3. Realizar um evento de periocidade anual para promover a atividade musical e artística entre os jovens do concelho em idade escolar.
  4. Criar e/ou adaptar salas de estudo para estudantes do secundário e universitário, em bibliotecas e outras instalações com horário de funcionamento alargado.
  5. Garantir o apoio escolar que facilite a integração e a aprendizagem nomeadamente de crianças migrantes, em instituições ou de meios desfavorecidos.
  6. Promover, em colaboração com associações de comunidades imigrantes, o ensino da língua portuguesa em todas as idades.
  7. Colaborar com a comunidade migrante para facilitar o ensino da respetiva língua materna a imigrantes a viver no concelho de Cascais.
  8. Desenvolver, em parceria com o setor privado e social, programas de atividades de verão para crianças em idade escolar.
  9. Disponibilizar como atividade extracurricular, para os alunos que quiserem, aulas de Literacia Financeira e Ciências Políticas.

3.

Melhorar as Instalações e Equipamentos Escolares

  1. Reforçar o investimento nas instalações escolares a nível do equipamento, nomeadamente equipamento técnico, desportivo e artístico.
  2. Concluir a construção de novos equipamentos escolares e a renovação dos existentes.
  3. Garantir a existência de espaços apropriados para a prática de jogos coletivos e de desporto individual em todas as escolas do ensino básico e secundário do concelho.
  4. Aumentar a segurança em redor de todas as escolas do concelho, reduzindo a velocidade de circulação automóvel e melhorando a segurança em passadeiras.
  5. Alterar as rotas de transportes públicos para uma maior proximidade a todas as escolas do concelho.
  6. Melhorar a qualidade térmica e acústica dos edifícios, a sua eficiência energética, as condições higiénicas e as condições de trabalho nas escolas do concelho.
  7. Criar o programa “Todos a Nadar” com a atribuição a todas as crianças do concelho de um cheque para aprendizagem de natação nas piscinas do concelho.