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IL Sintra, IL Oeiras e IL Cascais apresentam projeto para resolver problemas de mobilidade

O Metro Oeste Atlântico é um metro de superfície para unir os concelhos de Sintra, Oeiras e Cascais

A Iniciativa Liberal, através dos seus núcleos de Sintra (IL Sintra), Oeiras (IL Oeiras) e Cascais (IL Cascais), apresenta uma proposta conjunta que representa uma verdadeira revolução na mobilidade sustentável sendo parte da solução para os graves problemas de congestionamento na rede viária e insuficientes transportes públicos.

O conceito de Metro Oeste Atlântico é uma rede de metro de superfície ligando estes 3 concelhos, com uma extensão total de aproximadamente 52km, 42 estações e 4 linhas.
A IL Sintra, IL Oeiras e IL Cascais realçam o impacto positivo desta rede para a mobilidade sustentável nos 3 concelhos, permitindo ligações rápidas dentro e entre concelhos, bem como uma maior integração dos diferentes meios de transporte, incluindo a Linha de Sintra e a Linha de Cascais.

 

FUNCIONAMENTO E OPERAÇÃO DA REDE

O Metro Oeste Atlântico é um sistema idêntico ao que é utilizado em mais de 50 redes de metro que existem em cidades da Europa. Em Portugal já existem sistemas semelhantes tais como o Metro Sul Tejo e o Metro do Porto.

O Metro Oeste Atlântico utilizará veículos com capacidade de cerca de 250 pessoas, permitindo igualmente o transporte de bicicletas, com um tráfego estimado de aproximadamente 25.000 passageiros por dia em cada linha. Operará com velocidades médias de operação de 20-25 km/h, frequência em horas de ponta a cada 10-15 minutos, bitola padrão de 1435mm e tração elétrica através de catenária de 750V DC.

 

INVESTIMENTO

O investimento estimado é de €850 milhões de euros para a criação da infraestrutura incluindo parque de viaturas e será financiado por uma combinação da alocação de até 7% das receitas do IMI e IMT dos 3 concelhos, orçamento de Estado e fundos europeus.

A aquisição do material circulante (42 veículos para a totalidade da rede) e a operação do sistema ficará a cargo de operador privado via concessão.

 

PROPOSTA AUTÁRQUICA CONJUNTA

O Metro Oeste Atlântico faz parte dos programas autárquicos da IL Sintra, IL Oeiras e IL Cascais na área da mobilidade.

“É preciso olhar para os problemas da região, e procurar soluções para problemas, numa escala intermunicipal, sem caciquismo ideológico. O Metro Oeste Atlântico permite encarar a mobilidade de uma forma integrada não só com os concelhos vizinhos, mas também com outros meios de transporte. É esta visão de encontrar soluções abrangentes que distingue a Iniciativa Liberal “, declarou Gualdim Ramos da IL Sintra.

“Temos de estar na frente do desenvolvimento sustentável, e isso faz-se com uma solução tecnológica que já existe em dezenas de outras cidades. A construção de uma verdadeira rede de metro ligeiro, com possíveis expansões futuras para a zona ocidental do Oeiras, é uma oportunidade de garantir a mobilidade sustentável durante as próximas décadas.”, garantiu Bruno Mourão Martins da IL Oeiras.

“O Metro Atlântico Oeste permitirá o fácil acesso aos centros urbanos, aos polos universitários, às zonas comerciais e de lazer, aos locais de trabalho e às linhas ferroviárias de Sintra e Cascais. É especialmente importante por servir zonas de elevada densidade populacional que hoje têm uma rede de transportes e uma rede viária claramente desajustadas das necessidades. Temos de mudar e trazer os nossos concelhos para o século XXI.”, afirmou Miguel Barros, candidato da Iniciativa Liberal à Câmara Municipal de Cascais.

ESQUEMA DE REDE E IMPLANTAÇÃO