O Núcleo Territorial de Cascais da Iniciativa Liberal (IL Cascais) desafia Fernando Medina para construir os 700m da ligação entre Alcântara-Mar e Alcântara-Terra, por forma a garantir a mobilidade das populações que regulamente se deslocam de e para Lisboa, e não desnivelar linhas de comboio com benefícios localizados e duvidosos como pretende. De Cascais e Oeiras, diariamente deslocam-se cerca de 60 000 pessoas de e para Lisboa1, sendo essencial o reforço das condições de mobilidade. Esta aposta deverá passar pelo no transporte ferroviário que permite obter uma maior eficiência e comprovados benefícios ecológicos quando comparado com o transporte rodoviário.
“A ligação da Linha de Cascais à Linha da Cintura é uma ligação fundamental para melhorar a qualidade de vida de todos os que se deslocam entre Cascais, Oeiras e Lisboa. Os concelhos não podem ser geridos como ilhas isoladas na Área Metropolitana de Lisboa, sob pena de se dificultar ainda mais a vida das populações que passam inúmeras horas em deslocações”, afirmou Miguel Barros, candidato da Iniciativa Liberal à Câmara Municipal de Cascais.
Como exemplo da necessidade de olhar para a mobilidade de uma forma integrada, a IL Cascais, IL Sintra e IL Oeiras apresentaram no passado dia 6 de abril um projeto de mobilidade que passa pela implementação de um metro de superfície para unir os concelhos de Sintra, Oeiras e Cascais.
O conceito de Metro Oeste Atlântico é uma rede de metro de superfície ligando estes 3 concelhos, com uma extensão total de aproximadamente 52km, 42 estações e 4 linhas.
Miguel Barros termina concluindo que “a proposta do Metro Oeste Atlântico vem também mostrar aos executivos camarários de Lisboa e Cascais, e em particular aos seus presidentes Fernando Medina e Carlos Carreiras, respetivamente, que é possível e desejável trabalhar em conjunto para resolver os problemas dos Portugueses”.
A IL Cascais tem, desde dia 6 de abril, apresentado as medidas do seu programa para o concelho de Cascais. Todas as medidas podem ser consultadas no site cascaisliberal.pt.