A Iniciativa Liberal, através do seu Núcleo Territorial de Cascais, lança hoje 50 perguntas à Câmara Municipal de Cascais, pretendendo com esta iniciativa que o executivo autárquico (composto por vereadores da coligação PSD/CDS e vereadores eleitos nas listas do PS) divulgue um conjunto de informação e documentos que permitam um escrutínio democrático da atividade da autarquia por parte de todos os munícipes.
“Cascais tem um enorme deficit democrático evidenciado pela enorme relutância que o executivo autárquico tem em partilhar informação sobre a sua gestão com os seus munícipes. É tempo de tornarmos a gestão autárquica em Cascais o melhor exemplo em termos de transparência em Portugal.”, afirma Miguel Barros, porta-voz da Iniciativa Liberal Cascais.
Acrescenta ainda que “este conjunto de 50 perguntas cobre vários temas e pretende que sejam divulgados publicamente um conjunto de documentos que a Câmara Municipal de Cascais nunca, ou muito dificilmente, o tem feito. Os munícipes têm o direito de saber muito mais do que aquilo que lhes é dito hoje.”. Exemplos incluem:
“01. Pode a CMC tornar pública uma lista detalhada do património do Município: lista dos bens próprios, móveis ou imóveis, administrados pela CMC, dados em concessão ou cedidos para exploração?”
“02. Pode a CMC tornar pública a lista de trabalhadores autorizados a acumular funções públicas e privadas?”
“08. Pode a CMC tornar pública a informação sobre o número e tipo de reclamações, bem como o número e tipo de sugestões, nos diferentes serviços da CMC?”
“27. Aquisição de um veículo autónomo do tipo “Shuttle”, com serviços de manutenção e assistência técnica, pelo valor de 499.915,00€ (por ajuste direto): pode a CMC tornar público o estudo económico que justifique este investimento?”
“41. Como avalia a CMC o custo / benefício das subvenções que atribui para eventos desportivos a entidades privadas com fins lucrativos?”
A Iniciativa Liberal Cascais vem assim dar voz aos munícipes de Cascais na sua defesa por uma autarquia mais eficiente, mais responsável e mais transparente.