Menu Fechar

Lançamento da Candidatura aos Órgãos Autárquicos de Cascais

No dia 22 de Junho lançámos oficialmente a candidatura da Iniciativa Liberal para os órgãos autárquicos de Cascais em frente à Câmara Municipal.

Na presença do João Cotrim Figueiredo, presidente da Iniciativa Liberal e deputado da Assembleia da República, o Vasco Varela, candidato à Assembleia Municipal, e o Miguel Barros, candidato à Câmara Municipal, explicaram como pensam Cascais e como vão mudar o concelho.

Candidatos da Iniciativa Liberal aos Órgãos Autárquicos de Cascais

Miguel Barros
Candidato à Câmara Municipal de Cascais

«Nós, na Iniciativa Liberal, queremos mudar Cascais e sair da estagnação de décadas. Queremos trazer Cascais para o século XXI. E isso só pode ser feito pelas pessoas de Cascais. Os que aqui vivem há muitos anos ou há poucos dias. Os que vieram de longe e aqui encontraram um lugar para viver com as suas famílias. Os que vão e voltam. Mas também todos aqueles que aqui estudam, os que aqui trabalham, os que aqui investem ou os que nos visitam.

Todos, mas todos sem exceção, são pessoas de Cascais.

A Iniciativa Liberal acredita muito nas pessoas de Cascais. Queremos um concelho onde todos tenham as melhores oportunidades. Onde o que conte seja o esforço e o mérito de cada um, e não se pertencem ao PSD ou se são amigos do executivo autárquico.

Queremos libertar as pessoas e as empresas de Cascais dos impostos sufocantes, das intermináveis taxas e taxinhas, da concorrência desleal do município a empresas do concelho, e da burocracia e opacidade que consomem o nosso tempo e desgastam a nossa paciência.»

Miguel Barros, candidato da Iniciativa Liberal à Câmara de Cascais, durante o seu discurso

«E temos alternativas. Queremos tornar Cascais o concelho com os impostos municipais mais baixos em Portugal. Baixar o IMI, a taxa de participação do IRS, a derrama e as inúmeras taxas e taxinhas da CMC, e separar a fatura dos resíduos da fatura da água.

São mais de 20 milhões de euros todos os anos que queremos que fiquem com os Cascalenses e não para o executivo autárquico gastar em pipocas e esferográficas.

Queremos tirar Cascais da inércia a que nos habitou este executivo.

Inércia na mobilidade onde o congestionamento se agrava todos os dias e a única solução que a Câmara Municipal tem é tapar buracos em período de eleições.

Por isso propomos uma verdadeira revolução na mobilidade sustentável com a conclusão da rede viária, uma rede de metro de superfície, alteração das políticas de estacionamento e uma verdadeira rede de ciclovias.

Inércia no ambiente onde continuamos a ter o flagelo da poluição em praias e ribeiras, que queremos acabar de uma vez por todas, recuperando as bandeiras azuis para as nossas praias e preservando os corredores verdes que ainda restam junto das nossas ribeiras.

Inércia no urbanismo onde se constrói por construir, sem pensar na qualidade de vida, nos espaços verdes ou nas infraestruturas.

Mas também inércia na coesão social, na educação e na saúde. Na educação e coesão social… Um concelho como Cascais, com um dos maiores orçamentos camarários do país, tem algumas das escolas públicas mais segregadas socialmente na Área Metropolitana de Lisboa e tem bairros que são verdadeiros guetos sociais.»

Miguel Barros, candidato da Iniciativa Liberal à Câmara de Cascais, durante o seu discurso. Ao fundo João Cotrim de Figueiredo, presidente da Iniciativa Liberal e deputado da Assembleia da República

«Não queremos um concelho de esmolas e de subsídios, queremos um concelho de oportunidades.

Queremos que os Cascalenses saibam onde e como é gasto cada euro da autarquia, cada euro em ajustes diretos, cada euro em subvenções. Queremos uma autarquia para os Cascalenses, sem nada esconder, sem nada omitir.

Em resumo, queremos uma autarquia que oiça os Cascalenses, para que o concelho seja aquilo que eles escolherem.

Por fim, queremos viver sem medo do dia de amanhã. Sem medo de uma autarquia que complica as nossas vidas. Sem medo de uma autarquia que se julga dona e senhora do nosso destino. Queremos viver sem medo de caminhar na rua ou mergulhar nas ondas. Sem medo de termos ambição para ser quem queremos.

Por um futuro diferente para Portugal! Por um futuro diferente para Cascais!

Nós somos a Iniciativa Liberal e este ano vamos mudar Cascais.»

Miguel Barros, candidato da Iniciativa Liberal à Câmara de Cascais, durante o seu discurso

Vasco Varela
Candidato à Assembleia Municipal de Cascais

«Boa tarde a todas e a todos aqui presentes, num ato de manifesta importância para a IL mas, sobretudo, neste momento representa uma clara demonstração de compromisso e coragem de todos nós.

O meu nome é Vasco Varela e serei o candidato à Assembleia Municipal de Cascais. O GCL de Cascais, em estrita coordenação com os membros do núcleo, tem desenvolvido um trabalho de alternativa, diferenciador e único. Existindo este núcleo desde 2019, ele é um dos mais antigos núcleos da IL, revelando por isso não só a nossa vontade e energia de mudar esta concelho, como também a boa dinâmica que criámos e a seriedade com que estamos aqui.

Um ato eleitoral como este assume uma importância única. Permitam-me que faça, por isso, uma abordagem mais partidária.

Estas eleições representam o fim de um ciclo político. Mas como sempre ao longo da história, quando se fecha um ciclo, outro se inicia. Este novo ciclo, surge com novos e redobrados desafios. Depois de termos concorrido eleições Europeias, Regionais da Madeira, Legislativas, Regionais dos Açores e de termos tido um candidato presidencial, concorremos às eleições autarquias, fechando assim um ciclo de avaliação, em que todos crescemos e ganhamos mais experiência.»

Espero que o ciclo vindouro traga ainda melhores resultados que este, mas, acima de tudo, consigamos aprender com os nossos erros (naturais dada a nossa idade como partido), por forma a almejarmos mais, querendo agora demonstrar que somos uma verdadeira e alternativa de poder ao centrão dos interesses, com pessoas preparadas, responsáveis e sérias.

Quero também dizer que em Cascais a IL vai concorrer CM, AM e às 4 JF num trabalho notável, realizado com mais de 100 pessoas. Os munícipes de Cascais vão poder votar liberal nos 3 boletins de voto pela primeira vez.

Uma candidatura que sempre esteve aberta à sociedade civil (o demonstrativo disso é que temos o Tiago um independente como candidato freguesia de Carcavelos-Parede demonstra que esta candidatura e este partido não se fecham sobre si próprios e procuram o melhor que sociedade civil pode trazer) e que sempre se pautou pela transparência, pela mobilidade e pela redução das assimetrias. Somos uma alternativa moderada que não vive da exploração dos medos e anseios das pessoas e que tem um projeto concreto para tornar Cascais um concelho mais prospero com mais investimento e com melhor qualidade para todos aqueles que aqui moram, trabalham ou visitam.

A Redução gradual da taxa normal da derrama de 1,25% para 0,50% até 2025 ou aumentar a percentagem da superfície do concelho com jardins e espaços verdes são alguns dos caminhos concretizáveis se houver vontade e se houver a necessária e urgente representação política de ideias liberais que, em Cascais, só a IL pode oferecer.

Séria, Responsável e Transparente.

Foram estas as virtudes que mencionei e que, em Cascais, há muito que são desconhecidas e impossíveis de vislumbrar.

Temos um executivo camarário que opaco com uma falta transparecia gritante demonstrativo disso foram as enumeras questões sobre a matéria de transparência que IL colocou e que nunca foram respondidas, ainda com várias promessas que não foram cumpridas como nova medical school que foi para sintra ou a mais incrível a produção de vacinas russas ainda hoje

Lutaremos como sempre por mais liberdade política, económica e social. Cascais necessita de uma alternativa ao estado das coisas e essa alternativa somos nós. Vamos fazer a melhor campanha de sempre e vamos eleger o Miguel como vereador e espero ser o vosso representante na Assembleia Municipal.

Cascais desespera por uma alternativa que termine com este ruidoso silêncio que impera devido apenas e só ao medo que reina.

É necessário mudar, sem saudosismos, sem histerismo ou lamentos, sem radicalismos

É necessária uma alternativa.

E essa somos nós.

Pensa diferente muda Cascais

Obrigado.»

João Cotrim de Figueiredo
Presidente da Iniciativa Liberal
Deputado da Assembleia da República

João Cotrim de Figueiredo, presidente da Iniciativa Liberal e deputado da Assembleia da República a discursar. À frente, Vasco Varela, candidato da Iniciativa Liberal à Assembleia Municipal de Cascais. Ao fundo, Miguel Barros, candidato da Iniciativa Liberal à Câmara Municipal de Cascais
João Cotrim de Figueiredo, presidente da Iniciativa Liberal e deputado da Assembleia da República a discursar. Ao fundo, Miguel Barros, candidato da Iniciativa Liberal à Câmara Municipal de Cascais
João Cotrim de Figueiredo, presidente da Iniciativa Liberal e deputado da Assembleia da República a discursar. À frente, Vasco Varela, candidato da Iniciativa Liberal à Assembleia Municipal de Cascais.
Da esquerda para a direita: Miguel Barros, #1 da Iniciativa Liberal à Câmara Municipal de Cascais; Joana Matias, #2 da Iniciativa Liberal à Câmara Municipal de Cascais; João Cotrim de Figueiredo, presidente da Iniciativa Liberal e deputado da Assembleia da República
Da esquerda para a direita: Miguel Barros, #1 da Iniciativa Liberal à Câmara Municipal de Cascais; Nuno Ribeiro, #3 da Iniciativa Liberal à Assembleia Municipal de Cascais; Vasco Varela, #1 da Iniciativa Liberal à Assembleia Municipal de Cascais; Paula Borges, #2 à Assembleia Municipal de Cascais; João Cotrim de Figueiredo, presidente da Iniciativa Liberal e deputado da Assembleia da República
Da esquerda para a direita: Miguel Barros, #1 da Iniciativa Liberal à Câmara Municipal de Cascais; Popina Popovych, #1 da Iniciativa Liberal à União das Freguesias de Cascais e Estoril; Frederico Nunes, #2 da Iniciativa Liberal à União das Freguesias de Cascais e Estoril; João Cotrim de Figueiredo, presidente da Iniciativa Liberal e deputado da Assembleia da República
Da esquerda para a direita: Miguel Barros, #1 da Iniciativa Liberal à Câmara Municipal de Cascais; Rebeca Assunção, #3 da Iniciativa Liberal à União das Freguesias de Carcavelos e Parede; Tiago Albuquerque, #1 da Iniciativa Liberal à União das Freguesias de Carcavelos e Parede; Henrique Castro, #2 à União das Freguesias de Carcavelos e Parede; João Cotrim de Figueiredo, presidente da Iniciativa Liberal e deputado da Assembleia da República
Da esquerda para a direita: Miguel Barros, #1 da Iniciativa Liberal à Câmara Municipal de Cascais; João Almeida, #1 da Iniciativa Liberal à Junta de Freguesia de Alcabideche; Tomás Costa, #2 da Iniciativa Liberal à Junta de Freguesia de Alcabideche; João Cotrim de Figueiredo, presidente da Iniciativa Liberal e deputado da Assembleia da República
Da esquerda para a direita: Miguel Barros, #1 da Iniciativa Liberal à Câmara Municipal de Cascais; João Ferreira, #1 da Iniciativa Liberal à Junta de Freguesia de São Domingos de Rana; Flávio Morais, #2 da Iniciativa Liberal à Junta de Freguesia de São Domingos de Rana; João Cotrim de Figueiredo, presidente da Iniciativa Liberal e deputado da Assembleia da República