No passado dia 18 de outubro o vice-presidente da Câmara de Cascais veio a público criticar a evolução dos impostos desde 2015, comparando com o orçamento de estado agora chumbado. Nessa comparação Miguel Pinto Luz tece críticas à forma como o PS tem aumentado os impostos e em paralelo assistimos ao degradar dos serviços públicos.
Se olharmos para a evolução dos impostos municipais no mesmo prazo temporal que o utilizado por Miguel Luz (2015 e previsão para 2022), constatamos exatamente o mesmo incremento percentual da receita cobrada que no caso nacional, 19%! Posição curiosa de alguém que está na direção do município de Cascais desde 2005.
Surpreendentemente (ou não) nestes anos subsistem inúmeros problemas de serviços municipais onde a qualidade ou se mantém medíocre ou tem mesmo decaído. São exemplo disso o preço da água no município com nível recorde, quando comparado com a Área Metropolitana de Lisboa, transportes públicos municipais com graves problemas de supressão de carreiras, imprevisibilidade de horários e onde se pensa que tornando gratuito um serviço medíocre se contenta quem deles depende todos os dias ou que torna a utilização de viatura própria menos relevante.
Neste caso é importante perguntar porque faz Miguel Pinto Luz essa critica se o PSD em Cascais aplica exatamente a mesma receita no município? Será que as políticas seguidas pelo PSD e PS são assim tão diferentes? Será que o apoio e amizades partidárias ditam a critica pela critica? Vale tudo para chegar ao poder? Ou Miguel Pinto Luz desconhece a realidade do município que ajuda a gerir? Qual destas a pior hipótese!?
Na Iniciativa Liberal analisamos a realidade e propomos soluções, exemplo disso é o diagnóstico efetuado sobre o congestionamento das vias rodoviárias que impacta a qualidade dos transportes municipais. As soluções apresentadas são resultado de um conhecimento de causa e apresentação de formas eficientes de os resolver como o proposto metro de superfície. Desta forma não só resolvemos o problema como o fazemos minimizando custos para os munícipes.
Queremos resolver os problemas das pessoas e não de passar culpas aos outros dependendo de circunstancialismos.
Pensa diferente! Muda Cascais!