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Mobilidade eternamente adiada

Cascais é dos concelhos com maiores rendimentos, mas com um grande problema de mobilidade. A juntar a isso a Câmara Municipal de Cascais criou a narrativa dos “transportes gratuitos” … mas se há coisa que todos os portugueses já sabem é que não há almoços grátis!

Para além de ser mentira, uma vez que os transportes não são gratuitos, mas sim pagos pelo dinheiro dos munícipes, também é errado considerar que o custo é o fator mais preponderante na utilização do transporte público – se assim fosse não teria toda a gente deixado os seus carros parados e começado a usar os transportes públicos a partir do momento que se tornaram “grátis”?

De acordo com o Instituto Nacional de Estatística, existem muitos outros fatores que são mais preponderantes na escolha do transporte público, como a rapidez, o conforto, a frequência e a fiabilidade. É uma conjugação de todos estes fatores que transforma o transporte público em algo atrativo para as pessoas. Mas o executivo atual da Câmara de Cascais não percebe isto, e pensa que autocarros grátis é a solução para os problemas de mobilidade do concelho.

A proposta da Iniciativa Liberal não é nova nem tirada de uma cartola de um mágico. Este tipo de transporte – metro ligeiro de superfície – é já utilizado um pouco por todo o mundo com resultados reconhecidos na melhora da mobilidade, da qualidade de vida dos cidadãos e na qualidade do ar das cidades.

A Iniciativa Liberal deu a conhecer esta proposta através dos nossos canais de comunicação e a mesma pode ser vista em vários cartazes espalhados pelo concelho – uma rede de metro de superfície chamada “Metro Oeste Atlântico” que atravessando todo concelho, segue para os concelhos vizinhos de Sintra e Oeiras com uma frequência de passagem a cada 10-15 min, parando em mais de 40 estações e com espaço para transportar bicicletas. O “Metro Oeste Atlântico” representa um investimento total de cerca de 900 milhões de euros, repartidos entre fundos europeus, Estado Central e autarquias.

Esta é uma solução sustentável que reduziria o número de automóveis que circulam no concelho fazendo com que as pessoas que vivam, trabalhem ou visitem o concelho tenho uma maior qualidade de vida.

Este é um projeto concreto para resolver problema de mobilidade no concelho de forma definitiva e que de facto pode mudar o paradigma do transporte público atuando em todos os fatores preponderantes: custo, rapidez, conforto, frequência e fiabilidade.