Menu Fechar

MOÇÃO DE RECOMENDAÇÃO – CONSCIÊNCIA PÚBLICA – Carcavelos e Parede

As catástrofes, naturais ou de origem humana, são um potencial risco para a população da nossa freguesia. Torna-se por isso necessário aumentar a consciencialização e a preparação da população para estes fenómenos, tais como terramotos, maremotos, fenómenos climáticos, acidentes de grande dimensão, entre outros.

Como representantes eleitos da comunidade, é nosso dever trabalhar em prol da segurança e bem-estar de todos os cidadãos da freguesia.

Neste sentido, a Assembleia de Freguesia recomenda que a Junta de Freguesia:

  1. Proceda à divulgação junto da população e instituições da freguesia, tais como estabelecimentos de ensino, lares, IPSS, clubes e associações locais, entre outros, dos riscos de tais fenómenos, no sentido de consciencializar todos para a necessidade de estar preparado para os mesmos. Esta divulgação deve incluir informações sobre as zonas de maior risco, os sinais de alerta e os cuidados a ter antes, durante e após a ocorrência de uma catástrofe.
  2. Proceda à divulgação das medidas a tomar em caso de catástrofes na freguesia. Esta divulgação deve incluir informações sobre os procedimentos de evacuação, os locais seguros, as linhas de emergência e as orientações específicas para cada tipo de evento.
  3. Para a realização destas medidas, recomendamos que a Junta de Freguesia trabalhe em conjunto com as entidades competentes na matéria e envolva a população e instituições da freguesia, por forma a garantir a efetividade das ações propostas, e que defina uma calendarização de ações de divulgação, esclarecimento, sensibilização e preparação, as quais deverão ser antecipadamente publicitadas junto dos fregueses.
  4. A Junta de Freguesia deve também garantir a atualização regular da informação sobre catástrofes, bem como a realização de simulacros, a fim de manter a população preparada e informada sobre as medidas de prevenção e resposta.

Assembleia de Freguesia da União das Freguesias de Carcavelos e Parede
20 de abril de 2023

Pelo representante da Iniciativa Liberal,
Tiago Albuquerque