As praias de Cascais são frequentemente usadas fora da época balnear o que motivou, inclusive, a colocação de nadadores-salvadores durante o Inverno em 6 praias do concelho, conforme anunciado pela Câmara Municipal de Cascais a 18 de janeiro de 2023.
Ao longo dos anos, as praias de Cascais têm sofrido episódios de poluição das águas balneares, como o demonstra a interdição a banhos que se verificou em 8 praias do concelho de Cascais na passada época balnear (Rainha, Conceição, Duquesa, Moitas Tamariz, Poça, São Pedro do Estoril e Avencas), situação que já se tinha repetido em anos anteriores nas praias viradas a sul.
As análises de controlo de qualidade das águas balneares das praias são efetuadas apenas durante a época balnear. Ora, à semelhança da vigilância nas praias, importa também garantir que as águas balneares não colocam em risco a saúde de quem as frequenta fora da época balnear.
Assim, a Assembleia Municipal de Cascais recomenda à Câmara Municipal de Cascais que:
- Proceda à análise e divulgação da qualidade das águas balneares em, no mínimo, as praias afetadas por problemas de poluição no passado Verão e nas praias com vigilância durante todo o ano (Carcavelos, Parede, Rainha, Conceição, Duquesa, Moitas Tamariz, Poça, São Pedro do Estoril e Avencas), com periocidade semanal.
Assembleia Municipal de Cascais
27 de fevereiro de 2023
Pela deputada municipal da Iniciativa Liberal,
Paula de Matos Castilho Borges