Poucos portugueses sabem ao certo como funciona o sistema eleitoral português. Muitos pensam que os votos que colocam nas urnas são todos contados, somados, e os lugares no Parlamento são distribuídos proporcionalmente… ora não poderiam estar mais longe da verdade.
E se lhes disséssemos que em todas as eleições para o Parlamento, um total de 730.225 votos são postos no lixo? E se disséssemos aos votantes do distrito de Lisboa, onde se encontra Cascais, que um total de 39.000 votos são postos no lixo? Penso que é óbvio que todos ficariam chocados!
A Iniciativa Liberal acabou de apresentar no Parlamento uma proposta de alteração da Lei Eleitoral para que o número de votos desperdiçados diminua drasticamente, para apenas 68.387 votos, uma diminuição de 90%!!! Isto significa que mais cidadãos verão as suas opções políticas refletidas no Parlamento e, consequentemente, que a democracia enriquecerá.
Está na hora de todos nós lutarmos para que a nossa vontade esteja refletida no Parlamento! Está na hora de lutarmos para que todos os nossos votos sejam considerados nas urnas!
Para que esta proposta passe no Parlamento é essencial que o PS e o PSD votem a favor, exatamente os dois partidos que poderão perder mais deputados com esta alteração. Fica por isso a questão: a que darão mais valor estes dois partidos, a manter-se no poder ou dar verdadeiro valor à palavra do povo?