Como será Cascais, assim que o Iniciativa Liberal tiver a oportunidade de implementar o liberalismo neste concelho?
Esta é uma pergunta que me faço diariamente e cuja resposta pode permitir aos eleitores perceber que a sua vida neste concelho poderá ser muito mais agradável, tranquila e próspera.
O Iniciativa Liberal tem como princípios políticos um conjunto de orientações. (pode ver na página Iniciativa Liberal – partido liberal).
Aplicados ao nosso concelho, esses princípios permitiriam;
DEVOLVER O PODER ÀS PESSOAS
Menos Impostos – baixar a carga fiscal em Cascais, diminuir o número de taxas.
Mais Emprego – As empresas, vão pagar menos, tendo na autarquia um parceiro facilitador para todos (não apenas para quem conhece alguém) e não um obstáculo. Mais e melhores empresas, representam mais e melhores empregos.
Mais Oportunidades – Vamos olhar para um concelho como um todo e definir com regras claras e simples o que se pode ou não fazer, onde se pode ou não fazer.
Mais Liberdade de Escolha nos serviços públicos – Embora não esteja nas mãos da Camara esta decisão, seremos parte activa assim que o Governo comece a alterar a ideologia que está por trás desta ausência de escolha para as pessoas.
APROXIMAR O PODER DAS PESSOAS
Menos Centralismo político-administrativo – As
juntas de freguesia, dentro das regras definidas terão autonomia para muitas
decisões de modo a acelerar processos.
Melhor Escrutínio do poder político – Para além do portal base, que está muito longe da transparência necessária a um bom escrutínio, em Cascais, implementaremos um sistema de acesso universal com todas as despesas, linha a linha, que sejam feitas com dinheiro publico, para que cada munícipe saiba exatamente como onde e por quanto foram feitas compras de bens e serviços com o dinheiro dos seus impostos.
COMBATER A CORRUPÇÃO
Melhor Justiça – A
transparência, vai obrigar a autarquia a comprar a preços de mercado, o que
impede em larga escala o dinheiro que fomenta a corrupção.
Mais Transparência na Administração Pública – Conforme falado nas alíneas Melhor Justiça e Melhor escrutínio do poder político.
AUMENTAR A COMPETITIVIDADE
Descomplicar, Desonerar, Atrair capital – Os
investidores, nacionais e externos, são sempre atraídos pela transparência,
pela clareza e pela rapidez dos processos
Libertar os Contribuintes dos prejuízos das empresas públicas ineficientes – A transparência, permite descobrir onde estão os problemas e simplificar a sua resolução.
CRESCER DE FORMA SUSTENTADA
Desenvolvimento em linha com as vantagens competitivas do país – Cascais tem muitas vantagens competitivas, que são descuradas porque o foco da atual gestão não é o de beneficiar o Concelho. A principal são as escolas, onde podemos formar pessoas capazes, de criar uma forte ligação ao concelho, e onde o desporto é uma das melhores maneiras de o fazer. Temos atletas de topo e potenciais atletas de topo que têm que sair do concelho por falta de infraestruturas adequadas, temos crianças que não têm onde fazer desporto, nem quem as acompanhe e oriente, e as escolas são o primeiro e o mais importante local onde o desporto pode florescer e enraizar, tornando as pessoas mais saudáveis felizes e focadas. A Camara tem aí um papel fundamental.
Crescimento – Território – Ambiente – Um PDM que
considere não só a taxa de ocupação e construção mas também que considere o
fluxo de pessoas e de meios de transporte, para que progressivamente as
estradas e os passeios tenham fluidez, para que o estacionamento não seja um
problema, para que a altura dos edifícios não retire a beleza deste concelho
nem impeça todos de a poderem ver.
Aplicando estes princípios Cascais será um
exemplo para o País, onde o dinheiro de todos é respeitado e se traduz em
melhoria para todos, onde as pessoas têm uma vida mais facilitada, mais
saudável e um concelho onde a Camara está focada no bem da comunidade e nada
mais.