Menu Fechar

PCP – Moção pela reposição das freguesias – Assembleia de Freguesia de Carcavelos e Parede

O PCP vem pedir a aprovação por esta Assembleia de Freguesia do “empenhamento pela reposição das freguesias de Carcavelos e da Parede” tendo como critério único e exclusivo “a vontade das populações” quando na realidade não houve nenhuma consulta à população.

Tendo em conta que o serviço e a proximidade aos fregueses não mudaram, o que mudou, sim, foi termos alterado para uma estrutura política única e mais concentrada.
Dito isto, devo salientar que não há uma separação física entre Carcavelos e Parede, não há realidades sócio-económicas distintas.

Note-se que os núcleos populacionais eram distintos no início do século passado: a freguesia de Carcavelos e a freguesia da Parede tinham, na década de 60 do século passado, apenas cerca de 15,000 habitantes no seu conjunto (hoje têm 46,000 habitantes), as comunicações e os transportes eram muito mais limitados, a actividade económica era muito mais local, e tudo isso justificava uma presença mais desagregada dos órgãos políticos e administrativos. A freguesia de Carcavelos e a freguesia da Parede do século passado têm pouco a ver com a realidade de hoje.

Devo acrescentar que, embora reconheça que a capacidade de intervenção é limitada – como demonstra o Orçamento que se vai discutir hoje nesta Assembleia de Freguesia, onde o poder está todo concentrado na Câmara Municipal, ao contrário que o PSD/CDS propagam – enquanto órgão político, uma freguesia unida entre Carcavelos e Parede terá muito maior capacidade de intervenção que dividida em duas. Mais não seja naquilo que hoje são os problemas comuns, que requerem soluções comuns entre os espaços de Carcavelos e Parede, tais como a mobilidade, os espaços verdes e de lazer, ou mesmo das infrasestruturas cada vez mais degradadas que demonstram uma clara falta de competência quer a nível de planeaneamento, quer a nível de projecção, ou mesmo a nível de manutenção. Ou seja no bem-estar da população em geral. Dividir actualmente, poderia prolongar ainda mais estes problemas no tempo.

Assim, por estas razões, a Iniciativa Liberal vota Contra.

Assembleia de Freguesia da União de Freguesias de Carcavelos e Parede
22 de dezembro de 2021

Pelo representante da Iniciativa Liberal

Tiago Albuquerque