Menu Fechar

Por uma Mobilidade Pedonal mais Inclusiva – Freguesia de Carcavelos e Parede

A freguesia de Carcavelos e Parede pode e deve tornar-se um exemplo do melhor que se faz na área da mobilidade pedonal, nomeadamente no que diz respeito a pessoas com mobilidade condicionada.

Na nossa freguesia continuam a existir inúmeros obstáculos e dificuldades para quem tenha mobilidade condicionada e se desloque, por exemplo, em cadeira de rodas, ou quem, por motivos de saúde ou de idade, tenha mais dificuldade em caminhar.

Um desses obstáculos é precisamente a irregularidade do pavimento derivada da tradicional calçada portuguesa que reveste a esmagadora maioria dos passeios na freguesia.

A mitigação deste problema passa por adotar, para o revestimento dos pavimentos, soluções técnicas e arquitetónicas que permitam integrar pavimentos em piso contínuo com a tradicional calçada portuguesa, permitindo assim uma mobilidade mais segura e mais confortável para todos.

Assim, a Iniciativa Liberal propõe à Assembleia de Freguesia da União de Freguesias de Carcavelos e Parede que delibere:

  • Propor à Câmara Municipal de Cascais que, em articulação com a Junta de Freguesia da União de Freguesias de Carcavelos e Parede e durante este mandato, proceda ao projeto de conceção e à sua subsequente execução até ao final de 2023, promovam a opção pelo uso de pavimento que pelas suas características técnicas incrementem a segurança e o conforto dos todos os utilizadores e em particular dos indivíduos com mobilidade condicionada, e que ao mesmo tempo as soluções a adoptar levem em consideração as melhores práticas ambientais – quer na sua construção, quer na sua integração no espaço público.
  • Propor igualmente à Câmara Municipal de Cascais que, em articulação e colaboração com a Junta de Freguesia da União de Freguesias de Carcavelos e Parede, desenvolva esta iniciativa em total transparência, consultando atempadamente a população local, divulgando publicamente o projeto e plano de execução, e incorporando as contribuições e sugestões recebidas.

Assembleia de Freguesia da União de Freguesias de Carcavelos e Parede
10 de março de 2022

Pelo representante da Iniciativa Liberal,
Tiago Albuquerque