Menu Fechar

Por uma mobilidade pedonal mais inclusiva

A IL Cascais defende um concelho mais inclusivo, mais justo e mais solidário.
Temos vindo a defender que Cascais precisa de uma verdadeira revolução na mobilidade, em que se implementem soluções que verdadeiramente melhorem a vida de todos e não apenas soluções passageiras para fazer propaganda.
Queremos melhorar a qualidade e a segurança de quem, tendo mobilidade condicionada, se desloca como peão nos espaços urbanos do concelho, sejam cidadãos em cadeiras de rodas, famílias com crianças pequenas e respetivas cadeiras de bebé / criança ou idosos com dificuldades de locomoção, entre outros.

Nesse sentido, a IL Cascais apresentou hoje, 12 de agosto de 2021, um plano para a implementação no concelho de Cascais de uma rede de corredores pedonais em piso contínuo com uma extensão total de aproximadamente 10km. Esta rede abrange as zonas que correspondem aproximadamente os seis “Centros Urbanos Comerciais” do concelho em Alcabideche, Carcavelos, Cascais, Estoril, Parede e Tires, onde se encontra uma grande parte da atividade comercial, restauração e serviços do concelho.

Nesta rede os atuais passeios em calçada tradicional portuguesa passam a coexistir com um corredor em piso contínuo (uma solução já implementada em muitas cidades europeias e que agora começa também a ser implementada em Portugal), permitindo assim uma circulação mais confortável e segura para quem disso tenha necessidade.

Queremos que os nossos idosos saiam à rua sem receio de tropeçarem numa pedra da calçada, que quem circula em cadeira de rodas o faça com maior conforto e segurança, que quem empurra uma cadeira de criança ou bebé o faça de uma forma muito mais fácil. Queremos trazer os nossos munícipes para o ar livre nos centros históricos do concelho.

Mas queremos também manter a identidade cultural e histórica dos nossos tradicionais passeios em calçada portuguesa, assegurando a sua coexistência com os novos corredores pedonais em piso contínuo.

Ao facilitar a mobilidade pedonal nestes centros urbanos comerciais, abandonados pela autarquia apesar de promessas em contrário, pretendemos também contribuir para a (re)dinamização cultural e económica destas áreas, atraindo tráfego pedonal para o comércio tradicional, restauração e serviços.

Ao garantirmos melhor mobilidade pedonal, sobretudo aos cidadãos que têm mobilidade condicionada, estamos a tornar Cascais um concelho mais inclusivo, mais justo e mais solidário. É isso que a IL Cascais defende.