Vem a Câmara Municipal de Cascais, na sua proposta 1010-2023, pedir a aprovação da Assembleia Municipal de Cascais para a aquisição de 121 frações autónomas destinadas a estacionamento pelo valor de 3.000.000 €, por parte da empresa municipal Cascais Próxima, no Edifício da Estação na Parede.
Alega a Câmara Municipal de Cascais na proposta aqui apresentada que, por “imprevisto”, a referida aquisição não foi incluída no Orçamento anteriormente aprovado desta empresa municipal.
A Iniciativa Liberal não entende como é que uma aquisição desta dimensão é imprevista. Esta situação parece indicar uma ausência de capacidade de planeamento orçamental que não é aceitável para uma empresa municipal.
Ora na documentação apresentada não consta nem a justificação dos motivos desta aquisição, nem nenhuma análise dos valores acordados para a aquisição das 121 frações autónomas.
A Iniciativa Liberal regista que, mais uma vez, são apresentadas a esta Assembleia Municipal propostas de aquisições de imóveis de valor muito significativo, não contempladas nos orçamentos inicialmente aprovados, e que as mesmas são omissas em motivos para as referidas aquisições e na análise financeira que sustenta as mesmas.
Em face do exposto, a Iniciativa Liberal vota contra e regista o seu voto como voto de vencido.
Assembleia Municipal de Cascais
25 de setembro de 2023
Pela deputada municipal da Iniciativa Liberal,
Paula de Matos Castilho Borges