Vem a Câmara Municipal de Cascais, na sua proposta, 1582-2024 pedir a aprovação pela Assembleia Municipal de Cascais para o Orçamento para 2025 – 2029.
Mais uma vez este orçamento do PSD e CDS Cascais reflete uma política de mais receitas fiscais, e sempre mais despesa corrente, uma política que irremediavelmente nos condena à estagnação.
É um orçamento de quase 427 milhões de euros, suportados por um valor absolutamente recorde de impostos, taxas e taxinhas, que este executivo propõe implementar para o próximo ano. Uma subida de 1% na cobrança de impostos e de 32,4% na cobrança de taxas em relação ao orçamento de 2024.
Apesar de haver um esforço na construção de habitação pública nova, esforço financiado através de transferências do PRR, mais uma vez o PSD Cascais propõe um orçamento que visa manter as coisas como estão, não havendo qualquer visão estratégica e projetos para resolver a longo os problemas estruturais do concelho nas áreas da habitação e mobilidade, nomeadamente no que respeita a rede viária ou a diversificação e melhoria dos transportes públicos.
Mais uma vez o PSD Cascais apresenta um orçamento onde não existe um único objetivo de aumento da eficiência da gestão camarária e dos serviços da autarquia, um único objetivo de aumento da transparência, um único objetivo do aumento da competitividade para as empresas do concelho, um único objetivo para diminuir o enorme fosso social entre o litoral e o interior.
Mais uma vez o PSD e CDS Cascais propõem um orçamento, este ano de 427 milhões de euros, sem visão estratégica e com pouca ambição.
Em face do exposto, a Iniciativa Liberal vota contra
Assembleia Municipal de Cascais
16 de dezembro de 2024
Pelo deputado municipal da Iniciativa Liberal,
Vasco de Oliveira Pais Varela