Vem a Câmara Municipal de Cascais, na sua proposta 208-2023, pedir a aprovação da Assembleia Municipal de Cascais do Regulamento do Conselho Municipal do Desporto do Concelho de Cascais.
Assistimos à criação de mais um conselho municipal, de natureza meramente consultiva, numa longa lista de multiplicação de conselhos municipais, empresas municipais, agências e fundações ligadas à Câmara Municipal de Cascais é uma constante sem que daí advenham benefícios claros para o funcionamento da autarquia e para o concelho de Cascais.
O facto de a consulta pública sobre o mesmo não ter obtido uma única participação revela bem a fraca importância que os munícipes atribuem a este tipo de “conselhos municipais”.
A Câmara Municipal de Cascais deveria focar, na área do desporto como em todas as outras, os seus esforços em ações concretas e mensuráveis, e não na criação de mais conselho municipal, que multiplica a burocracia e uma cultura de grandes reuniões para discutir pequenos temas, reuniões que consomem recursos e tempo aos seus participantes.
Seria importante que a Câmara Municipal de Cascais publicasse as atas das reuniões dos diferentes conselhos que atualmente existem, bem como a lista dos respetivos participantes e ausências, para daí todos podermos aferir o trabalho efetuado, e o interesse que os mesmos efetivamente suscitam a quem neles tem o direito de participar.
Pelos motivos expostos, a Iniciativa Liberal abstém-se.
Assembleia Municipal de Cascais
17 de abril de 2023
Pelo deputado municipal da Iniciativa Liberal,
Vasco Varela