Há uns bons anos atrás Carcavelos e Parede eram localidades diferentes, mas ambas representavam tranquilidade, bem-estar e qualidade de vida.
Quem cá morava (ou ainda mora) tinha todos os serviços necessários, tinha comércio tradicional, tinha praias de qualidade internacional e zonas verdes naturais à disposição. Mas depois…
…depois chegaram os executivos de Carlos Carreiras (PSD/CDS) que vieram destruir todos os pressupostos anteriores através duma política de construção desenfreada, sem preocupações ambientais, sem escutar ou indo mesmo contra a população e com uma imensa falta de transparência.
Para lá disso, continuou a aumentar impostos (taxas e taxinhas) e a ter cada vez mais Estado dentro do Estado. Ora através de empresas municipais, ora através de criação de empresas para canibalizar o mercado, ora criando associações para empregar militantes partidários e não prestar contas à sociedade.
Um Socialismo mais robusto que o próprio Socialismo, mas disfarçado de Social Democracia e de Centro Democracia Popular. Algo que só vem mostrar que com os partidos do arco da governação, apenas mudam as cores e que quando estão no poder são todos iguais.
Há anos que cheguei à conclusão que é preciso pensar e agir fora da caixa. Para algo mudar é preciso que os próprios cidadãos mudem.
Talvez por falta de alternativas, talvez por comodismo, talvez com medo da mudança para o desconhecido, os cidadãos de Cascais ou se abstêm ou votam sempre nos mesmos e muitas vezes votam de cruz como quem passa um cheque em branco.
Na minha procura de alternativas, a Iniciativa Liberal destacou-se e tive a felicidade dos nossos caminhos se cruzarem na luta pelos mesmos ideais.
Assim, considero que em Cascais a Iniciativa Liberal é atualmente o único partido que poderá mudar o rumo deste sistema podrido, pouco democrático e nada transparente. As propostas para o Concelho e para a União de Freguesias de Carcavelos e Parede em particular, vêm comprovar isso mesmo.
A nível da transparência, a Iniciativa Liberal propõe para a Nossa Freguesia de Carcavelos e Parede “divulgar publicamente o registo de interesses para todos os membros da junta de freguesia” e “disponibilizar, por via digital, as actas detalhadas de todas as reuniões de Assembleia de Freguesia que tenham lugar no mandato”; e a nível ambiental propõe um projeto piloto de “Praia Sustentável” que seja referência mundial na defesa do ambiente na praia das Avencas.
No entanto, a nível autárquico a Inciativa Liberal vai muito além disso e apresenta 39 propostas para a Transparência e Gestão Autáquica onde destaco a consulta regular à população, os referendos locais e a divulgação das auditorias das subvenções.
Para o Ambiente e Qualidade de Vida são 73 propostas, onde destaco, naturalmente, a “recuperação das Bandeiras Azuis para o concelho”, “a majoração dentro do possível do espaço verde no projecto para a Quinta dos Ingleses” e promoção para “a utilização de redes, alcatruzes e outros materiais pesqueiros por alternativas biodegradáveis”.
É preciso regressar ao futuro e para isso, nestas eleições autáquicas faz como eu: Pensa Diferente, Muda Cascais!