Menu Fechar

Sistema de Alerta de Cheias: IL Cascais acusa Câmara Municipal de Cascais de propaganda

O partido exige respostas da Câmara Municipal sobre a operacionalidade do sistema de alerta de cheias para evitar uma tragédia no próximo Inverno

IL Cascais exige respostas da Câmara Municipal de Cascais sobre a operacionalidade do sistema de alerta de cheias contratado em 2019 para resolver os problemas de inundações que afetam a baixa de Cascais. Não é a primeira vez que o partido exige respostas da Câmara Municipal de Cascais, mas Carlos Carreiras escolhe remeter-se ao silêncio.

A Câmara Municipal de Cascais contratou um sistema de alerta de cheias na Ribeira das Vinhas em 28 de novembro de 2019 (fonte: Portal Base), sendo que nunca esclareceu se o sistema estava ou não operacional em 2021, aquando das últimas cheias.

A 23 de abril de 2021, a Câmara Municipal de Cascais voltou a anunciar a inauguração do um Sistema de Alerta de Cheias da Ribeira das Vinhas (fonte: www.cascais.pt).

A 29 de julho de 2022, a Câmara Municipal de Cascais voltou, mais uma vez, a anunciar o estudo e a implementação de um Sistema de Aviso e Alerta de Inundações na Ribeira das Vinhas (fonte: página oficial da Câmara Municipal de Cascais no Facebook) sem indicar data para a sua conclusão.

“Assistimos a mais uma operação de publicidade por parte deste executivo autárquico, mas sem nenhumas garantias sobre a atual ou futura operacionalidade deste sistema de alerta de cheias. Esta atitude deste executivo é uma enorme irresponsabilidade para com os munícipes, sobretudo para aqueles que habitam ou trabalham na baixa de Cascais”, afirmou Miguel Barros, coordenador do Núcleo Territorial de Cascais da Iniciativa Liberal.

As cheias no centro histórico de Cascais causadas pelo caudal da Ribeira das Vinhas são uma preocupação constante para moradores, depois das trágicas cheias de 1983 e dos elevados prejuízos das cheias de 2021.