O momento é sério e a palavra de ordem é urgência. Não se preparam guerras no momento de disparar as armas, mas chegado a este momento é urgente que se faça as duas coisas ao mesmo tempo.
O momento também é de seriedade. É momento de deixar as medidas fofinhas de lado ou aquelas que ajudam mais à propaganda e focarmo-nos nos números (os poucos que se tem) para tomar as melhores decisões com vista aos melhores resultados.
Apesar de tudo isto, penso que o nosso presidente de Câmara Carlos Carreias andou a ler a cartilha errada e, em vez de se focar nas cartilhas científicas, decidiu inspirar-se num qualquer livro de contos medieval sobre o Inferno. Só isso explicaria a sua apetência pelo apelo ao medo tal como muitos outros fizeram no passado para controlar multidões.
Os exemplos são tantos que é difícil de os referir todos, mas deixando apenas os mais recentes, no dia 17 de Janeiro ao Jornal Sábado o Presidente ameaçava tomar decisões “mesmo que ultrapassassem as suas competências legais” ou ainda no dia 19 de Janeiro na sua página de Facebook dizia “não querer ser forçado a apelar à desobediência civil” para as crianças não irem à escola.
Ora o que se espera de um político eleito é que siga as mesmas leis que o levaram em primeiro lugar a ser eleito – ninguém votou nele para não cumprir as regras básicas da sociedade! O que se espera de um político é que tome medidas na sua área de responsabilidade para melhorar a vida (ou a saúde) dos seus eleitores.
O que Carlos Carreiras faz com este tipo de mensagens é por um lado mostrar que não faz a mínima ideia do que mais pode fazer dentro das suas competências (relembrar: já gastou 20 milhões de euros sem resultados… lá gastar ele sabe…) ao mesmo tempo que mostra aos munícipes que está em pânico!
A Iniciativa Liberal de Cascais tem uma proposta para o Sr. Presidente neste seu momento difícil! Quando chegar a Outubro, e se os eleitores assim o quiserem, ficaremos felizes em gerir o executivo camarário enquanto o Sr. Presidente pode ir descansar.
Em Outubro, vota diferente! Vota Iniciativa Liberal!