Menu Fechar

SUMÁRIO EXECUTIVO

O Cascais 2025 desenvolve-se ao longo de 9 eixos programáticos que consideramos fundamentais para o concelho de Cascais.

Para um maior Desenvolvimento Económico propomos a simplificação administrativa do município. Defendemos reduções em impostos e taxas cobradas pela CMC para famílias e empresas. Propomos acabar com propaganda política disfarçada de despesa corrente.

Na Mobilidade propomos a conclusão da rede viária do concelho, o desenvolvimento da mobilidade sustentável e políticas de estacionamento mais justas. Propomos introduzir uma rede de metro ligeiro que ligue o litoral e o interior do concelho.

Propomos maior partilha de dados e maior escrutínio para uma melhor Transparência e Gestão Autárquica. Queremos uma contratação pública verdadeiramente competitiva. Defendemos políticas de recrutamento e de nomeações transparentes e apartidárias.

No Ambiente e Qualidade de Vida propomos acabar a poluição nas linhas de água e criar novos espaços verdes no concelho. Defendemos uma política tarifária mais justa na água, saneamento e resíduos. Defendemos um concelho mais sustentável na utilização da água e energia.

Propomos o reforço das políticas de Coesão Social, combatendo a exclusão, apoiando a integração e acreditando na pluralidade da sociedade. Defendemos um reforço do policiamento de proximidade. Não pactuaremos com qualquer forma de discriminação.  

Na Educação e Formação propomos a melhoria das condições de ensino em todas as escolas do concelho e o reforço do programa de creches. Defendemos a educação como um pilar fundamental para a igualdade de oportunidades com base no mérito e esforço individual.

Propomos a dinamização da Cultura e Património, a criação de um polo cultural nas Batarias da Parede, o acesso remoto a arquivos históricos e acervos culturais, a promoção da arte urbana e a divulgação do vasto potencial arqueológico do concelho.

Na Saúde propomos a melhoria do acesso universal à saúde, o reforço dos programas de proximidade de apoio a idosos e um conjunto de programas e medidas de melhores hábitos de saúde.

Propomos o desenvolvimento de uma nova centralidade comercial e empresarial na zona Norte / Este do concelho. Defendemos uma Gestão Territorial com menores assimetrias interior / litoral, e a preservação de espaços urbanos tradicionais.

A Iniciativa Liberal acredita que Cascais merece um futuro mais próspero.