Menu Fechar

APRECIAÇÃO E VOTAÇÃO DAS GRANDES OPÇÕES DO PLANO PARA 2023 – Carcavelos e Parede

Vem a Junta de Freguesia da União de Freguesias de Carcavelos e Parede, pedir a aprovação por esta Assembleia de Freguesia das Grandes Opções do Plano para o período de 2023 a 2027.

Na realidade as Grandes Opções do Plano para o período de 2023 a 2027 não são mais do que uma listagem das actividades onde a Junta de Freguesia se propõe utilizar o orçamento anual de cerca de 3 milhões de euros para os próximos anos.

Voltamos a constatar o que já se tinha verificado nas Grandes Opções do Plano apresentadas nesta Assembleia de Freguesia há um ano. Não existe nenhuma visão estratégica para o futuro da freguesia e dos seus inúmeros problemas em áreas como a mobilidade, os espaços verdes e ambiente, a educação ou a acção social. Não existe nenhuma análise nem quantificação dos diferentes problemas, não existem objetivos quantificados em nenhuma destas áreas, não existe nenhuma orientação estratégica do que se pretende obter.

A Iniciativa Liberal durante o ano de 2022 fez um conjunto de propostas de recomendação nas áreas da mobilidade, do desenvolvimento económico, do ambiente, da transparência, da ação social e da melhoria do funcionamento dos serviços da Junta de Freguesia as quais, mesmo quando aprovadas por esta Assembleia de Freguesia, foram simplesmente ignoradas pelo executivo da Junta de Freguesia.

Mais uma vez se constata que, perante a ausência de espaços verdes, o crescente congestionamento, o desaparecimento do comércio local, ou os repetidos problemas na educação pública, estas Grandes Opções do Plano para o período de 2023 a 2027 limitam-se a um conjunto de “programas” e “subsídios” cujo principal objetivo parece ser o de gerar propaganda, mas cujos resultados efetivos são, no mínimo, desconhecidos.

Este executivo liderado pelo PSD abandonou o seu papel político, a sua capacidade interventiva, e a sua representação da vontade dos fregueses, para se tornar um órgão meramente administrativo, sem qualquer responsabilização pela ausência de resultados.

Nestas Grandes Opções do Plano para o período de 2023 a 2027, a Junta de Freguesia confirma que prefere ser uma mera executora das políticas e decisões tomadas pelo PSD a nível da Câmara Municipal de Cascais, do que ter, como órgão autárquico, um papel activo na defesa dos fregueses e no progresso da freguesia.

Pelos motivos apresentados, a Iniciativa Liberal vota contra.

Assembleia de Freguesia da União das Freguesias de Carcavelos e Parede
28 de dezembro de 2022

Pelo representante da Iniciativa Liberal,
Tiago Albuquerque