A bicicleta é um meio de transporte versátil, saudável e sustentável. Apesar destas vantagens, a adoção da bicicleta para deslocações em Cascais é marginal, sendo utilizada sobretudo em passeios turísticos e de lazer na ciclovia do Guincho. Imaginemos agora um concelho onde fosse possível ir de bicicleta ao supermercado, à escola, ao trabalho, ao concelho vizinho ou a qualquer lado.
Em Cascais, esta visão é certamente utópica nos dias de hoje, mas é uma possibilidade real no futuro. Para isso é preciso vontade política e capacidade de planeamento para preparar o concelho a uma mobilidade leve mais sustentável.
É fundamental desenvolver uma rede de ciclovias seguras e bem planeadas. Estas ciclovias devem ser projetadas de forma a garantir a segurança dos ciclistas, separando-os do tráfego automóvel e proporcionando rotas diretas e eficientes. Onde não seja possível implementar uma ciclovia, a rede viária deve ser adaptada e ajustada ao uso da bicicleta. Precisamente o oposto do que temos hoje, com troços de ciclovias desconetados, feitos ao sabor das inaugurações. Sem surpresas, os troços de ciclovias que existem, com poucas exceções, tem uma utilização diminuta.
Para além das ciclovias, é importante criar estacionamentos seguros para bicicletas em locais estratégicos, como interfaces de transportes públicos, zonas comerciais e áreas residenciais. Estas infraestruturas ajudam a incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte diário, proporcionando segurança e conveniência aos utilizadores. Também aqui praticamente nada existe, e o pouco que existe não proporciona a segurança necessária para estacionar uma bicicleta. A Câmara Municipal de Cascais tem, discretamente, procedido à retirada das docas do seu ruinoso sistema de bicicletas partilhadas diminuindo ainda mais a oferta de estacionamento.
Finalmente, para que a utilização da bicicleta seja uma opção viável em Cascais, é necessária uma mudança de mentalidade. É preciso promover uma cultura de respeito e partilha das vias públicas entre todos os utilizadores, sejam eles ciclistas, peões ou condutores de viaturas (incluindo os motoristas dos transportes públicos em Cascais). É importante investir em campanhas de sensibilização e educação para promover a convivência pacífica e segura entre todos os utentes das estradas. Apostemos na sensibilização, mas não esqueçamos a fiscalização.
Imaginemos conseguir ir de bicicleta do Guincho a Talaíde, ou da Praia de Carcavelos à Malveira da Serra, atravessando o concelho de forma segura e sustentável. Ou continuar até ao Tagus Park ou Albarraque. Não seria um concelho muito melhor?