A coligação PSD/CDS está a avançar na limpeza da propaganda verde (“Greenwashing”) que fez. Já nem vale a pena disfarçar, é para destruir.
Agora, com maioria absoluta na Câmara Municipal, na Assembleia Municipal e em três das Freguesias do concelho, o Executivo liderado por Carlos Carreiras resolveu limpar os despojos da propaganda que fez, nomeadamente na Freguesia onde não tem maioria absoluta, a União de Freguesias de Carcavelos e Parede.
O município está prestes a felicitar-se pela saída de Carlos
o “Betoneiro Construtor” mas ficará com um Miguel Sem Luz. Alguém
mais concentrado num possível cargo governativo. Alguém que hoje já dá horas e
horas ao seu partido por esse país fora e que só fala dos problemas nacionais,
enquanto se esquece dos seus eleitores, daqueles que realmente votaram nele.
Calma, não vou falar da polémica nacional sobre os subsídios aos partidos e quem paga ao senhor sem luz, pois nada tem a ver com o tema.
Voltando ao assunto, é curioso ver que o Executivo de
Cascais inaugurou alguns jardins (todos com poucas árvores e nenhuma flor como
em Cascais) na Freguesia durante os últimos mandatos.
Porém, dada a saída de um, a indiferença de outro e a
insignificância política dos restantes, agora já destroem o pouco daquilo que
foi feito.
Em poucos meses mostraram intenção e projectos para a diminuição de dois jardins e o desaparecimento total de outro.
Vejamos:
– Na Quinta de São Gonçalo cederam terrenos a Nova “School of Law”. Ainda não sabem bem para quê e muito menos o retorno, mas já podemos concluir que não será para serem eles a manter o jardim.
– O Jardim Ruy Athouguia em Parede, projecto do Orçamento Participativo. Já lá foi construído um edifício para uma Associação e agora irão construir…um café, tirando ao jardim mais de 217m². Aproveito para dizer que, nem a Junta de Freguesia, nem a DNA (a empresa municipal responsável por este feito) deram os documentos pedidos sobre o processo sem ter que recorrer à Comissão de Acesso aos Documentos Administrativos.
– E agora o Jardim Padre Alves Brás no Junqueiro que será totalmente destruído para dar lugar a um … Parque de Estacionamento.
A Freguesia de Carcavelos e Parede já não tem nenhum espaço verde protegido e os poucos que estes senhores fizeram estão a ser destruídos pelos próprios.
Sou contra a “doação” do terreno do Jardim da Quinta de São Gonçalo, como sou contra qualquer construção em Jardins que já foram construídos (tive oportunidade de o dizer numa Assembleia de Freguesia apresentando as razões) e estarei contra a destruição de mais um jardim para dar lugar a um…parque de estacionamento.
Carcavelos e Parede não se podem tornar numa freguesia de
betão sem qualquer qualidade de vida, sem sombras e sem jardins. A mudança
começa na participação dos cidadãos nas revindicações, sendo ou não no seu bairro
e passa pela idas às urnas votar diferente. Votar na mudança.