Menu Fechar

Linha de Apoio ao Freguês

Neste momento a inflação chega aos 9,1%, sendo os produtos alimentares e a energia as categorias mais afetadas com a inflação. Estas categorias são igualmente aquelas que mais pesam no cabaz das famílias mais carenciadas pelo que se torna urgente colocar em prática uma medida do programa autárquico liberal – a criação da “linha de apoio ao freguês” com o objetivo de ajudar aos cidadãos que necessitem de apoios a requerere-los, sejam eles apoios locais ou nacionais.

Esta medida não pretende discutir ou rever os critérios de atribuição dos apoios, seja para restringi-los ou alargá-los, mas sim garantir que aquelas pessoas que efetivamente necessitam deles têm o apoio necessário para os poder requerer.

Esta necessidade é ainda mais urgente quando sabemos que a inflação afeta de uma forma desproporcional os pensionistas e reformados, principalmente aqueles que auferem a pensão social de velhice e que eventualmente podem ter direito ao Complemento Solidário para Idosos (CSI), mas que por desconhecimento do apoio ou por dificuldade no preenchimento do requerimento ou recolha dos elementos a anexar, não consegue submeter o pedido para este apoio, tão útil e necessário nesta altura.

As Juntas de Freguesia do nosso concelho, por serem aquelas que mais próximo estão das populações, melhor conhecem a realidade local e os seus problemas, são quem está numa melhor posição para ajudar no pedido destes apoios.

Escusado será dizer que muitos destes apoios deveriam ser atribuídos automaticamente numa sociedade em que o Estado já possui a totalidade das informações necessárias… no entanto, enquanto o estado central se mostra ineficiente e burocrático, os órgãos autárquicos podem ser uma mão amiga pronta a ajudar as faixas mais desfavorecidas da sociedade, em particular as infoexcluídas.