Menu Fechar

APRECIAÇÃO E VOTAÇÃO DAS GRANDES OPÇÕES DO PLANO PARA 2024 – Carcavelos e Parede

Vem a Junta de Freguesia da União de Freguesias de Carcavelos e Parede, pedir a aprovação por esta Assembleia de Freguesia das Grandes Opções do Plano para o período de 2024 a 2028.

A Junta de Freguesia apresenta um conjunto de “ações prioritárias” que de prioritárias não parecem ter nada, repetindo aquilo que foi apresentado há 1 ano no plano anterior e que, simplesmente, não foi executado por manifesta incapacidade deste executivo de cumprir com o que promete. São exemplos disto a requalificação do Jardim Júlio Moreira e a colocação de painéis solares no Mercado de Carcavelos, já prometidos em 2022.

Voltamos a constatar o que já se tinha verificado nas Grandes Opções do Plano apresentadas nesta Assembleia de Freguesia em 2021 e 2022. Não existe nenhuma visão estratégica para o futuro da freguesia e para a resolução dos seus inúmeros problemas em áreas como a mobilidade, os espaços verdes e ambiente, a educação ou a acção social. Não existe nenhuma análise nem quantificação dos diferentes problemas, não existem objetivos quantificados em nenhuma destas áreas, não existe nenhuma orientação estratégica do que se pretende obter.

A Iniciativa Liberal durante os anos de 2021, 2022 e 2023 fez um conjunto de propostas de recomendação nas áreas da mobilidade, do desenvolvimento económico, do ambiente, da transparência, da ação social e da melhoria do funcionamento dos serviços da Junta de Freguesia as quais, mesmo quando aprovadas por esta Assembleia de Freguesia, foram simplesmente ignoradas pelo executivo da Junta de Freguesia.

São exemplos destas propostas os pomares urbanos, o espaço para cães na Praia de Carcavelos, a gestão do tráfego automóvel junto a escolas da freguesia, a mobilidade pedonal, o acesso de idosos a apoios sociais, entre outras. Todas foram ignoradas por este executivo.

Este executivo, liderado pelo PSD, abandonou há muito o seu papel político, a sua capacidade interventiva, e a sua representação da vontade dos fregueses, sendo hoje um órgão meramente administrativo, sem qualquer responsabilização pela ausência de resultados, com o seu presidente preocupado em aparecer em redes e eventos sociais.

Nestas Grandes Opções do Plano para o período de 2024 a 2028, a Junta de Freguesia confirma que abandonou há muito o papel ativo que devia ter na defesa dos fregueses e no progresso da freguesia.

Pelos motivos apresentados, a Iniciativa Liberal vota contra.

Assembleia de Freguesia da União das Freguesias de Carcavelos e Parede
20 de dezembro de 2023

Pelo representante da Iniciativa Liberal,
Tiago Albuquerque