Menu Fechar

Bilhete de ida

Antes de mais quero endereçar as maiores felicitações a todos os jovens quetomaram uma das decisões mais importantes da sua vida, recentemente, e que irão, no mês presente, iniciar aquela que será uma das suas maiores aventuras das suas vidas! Parabéns “caloirada”! Vamos a isso?

Espero que tenham decidido livremente aquelas que serão as fundações das vossas carreiras sejam elas científicas ou técnico-profissionais! Aproveitem bem os anos de estudante universitário pois são anos que vos moldarão por completo, a nível pessoal, académico e, em alguns casos, a nível profissional! Preparem-se para grandes momentos de convívio, aprendizagem e de muito crescimento!

A vós “caloiros” deixo-vos um conselho: Agora que fizeram uma das maiores e mais importantes escolhas da vossa vida, aproveitem o embalo e façam outra!

Escolham bem para onde querem ir depois de terminarem os vossos estudos. Preparem o vosso bilhete de ida!

Mesmo aqueles que optaram por cursos ditos mais “tradicionais”, façam esse exercício imaginem-se a exercer as vossas profissões, imaginem-se a fundar as vossas vidas, a criarem as vossas famílias longe de Portugal. Pois enquanto o país não acordar, enquanto a maioria do povo português preferir entregar os destinos do país na mão de néscios, aldrabões, famílias que parasitam os mais variados órgãos de poder e repartições de serviços públicos, corruptos entre outros podres da sociedade portuguesa, NÃO HÁ FUTURO PARA OS JOVENS!

Sempre me considerei uma pessoa optimista, com grande esperança e visão de futuro, mas de que vale o voto de alguém com esperança face a uma abstenção negligente do estado do país e de maiorias absolutas de partidos que já deram mais que cartas na desgovernação da nação? Vale uma possível oposição credível e capaz, porém, o que interessa a um jovem cheio de esperança e cheio de “sangue na guelra” de vencer na vida é ver os que partilham do mesmo optimismo, dos que fazem planos para reerguer “o esplendor de Portugal” dia após dia, dos que partem de Massamá e voltam para Massamá ou dos que lideram partidos, fazem história e depois passam as rédeas para outros estes é que merecem estar no poder!

Infelizmente este país não é mesmo para jovens e sim para velhos! À falta de visão do povo português, junta-se uma imensa falta de cultura política, iliteracia financeira, uma imensa inveja e desdém pelo sucesso alheio e um eterno e incompreensível endeusamento do “chico-esperto”, são estes os “ingredientes” das maiorias que votam no Partido Socialista, para não falar na necessidade de manter o cartão de militante ativo e o cargo público a passar de geração em geração!

Não é nestes ingredientes que na grande maioria de vocês com certeza se revê, por isso, desejo-vos muito boa sorte, vão em frente, avancem com a confiança de que no vosso primeiro emprego em Portugal irão conseguir amealhar o suficiente para comprarem o vosso bilhete de ida para uma vida bastante melhor! Acreditem, ambicionem e nunca deixem de sonhar!

Um dia, talvez, o país acorde e vos receba como vos deveria de ter recebido à vossa nascença: com uma meritocracia funcional e um elevador social bem oleado!