A Iniciativa Liberal Cascais propõe à Câmara Municipal de Cascais, em articulação com o Estado central, e em particular com o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social que pondere a possibilidade de aumentar temporariamente a lotação das creches sem colocar em causa a segurança das crianças e sem discriminação das mesmas.
“São esperados cerca de 4 milhões de refugiados ucranianos, sendo que Portugal poderá receber dezenas de milhares desse número, uma parte dos quais em Cascais. Este afluxo súbito colocará a estrutura do país à prova, uma vez que nos últimos 20 anos nunca tivemos tal fluxo migratório num só ano. É por isso essencial garantir capacidade de resposta para quem nos procura e que isso não seja efetuado à custa de quem já cá vive.”, referiu Vasco Varela, deputado municipal da Iniciativa Liberal na Assembleia Municipal de Cascais.
“Em Cascais continuam a existir constrangimentos no acesso a creches, uma vez que a resposta disponível não cobre todas as necessidades, sendo urgente que sejam tomadas ações para permitir que o país, e em particular Cascais, tenha condições para responder não só a quem cá vive, mas também que integre condignamente quem procura refúgio”, afirmou Miguel Barros, coordenador da IL Cascais.