A Linha de Cascais é um eixo fundamental para a mobilidade de quem vive, trabalha, estuda ou se desloca de e para Cascais. No entanto tem-se assistido a uma crescente degradação da qualidade do serviço, com equipamento vandalizado, manutenção insuficiente e inadequação dos serviços face à procura atual. De entre estes fatores importa destacar:
- A vandalização das estações e acessos, sendo a situação da passagem inferior em Alcântara-Mar o exemplo lastimável a que se deixou chegar este espaço;
- A falta de manutenção das estações e acessos, e respetivo equipamento, nomeadamente em Algés onde a passagem inferior tem alagado em período de chuvas;
- A vandalização de estações e acessos com destruição de material e grafiti;
- A inoperacionalidade de muitos equipamentos de venda e validação de títulos de transporte;
- A inadequação do serviço de venda de títulos de transporte, quer através de meios automáticos, quer através de bilheteiras, em dias de grande procura.
Atendendo à importância para o Município de Cascais deste eixo ferroviário, a Assembleia Municipal de Cascais, ao abrigo da alínea j) do n.º 2 do Artigo 25.º do Anexo I da Lei n.º 75/2013, de 12 de setembro, delibera transmitir ao Sr. Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Dr. João Galamba o seguinte:
“A Assembleia Municipal de Cascais, reunida em sessão ordinária no dia 25 de setembro de 2023, deliberou transmitir ao Sr. Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Dr. João Galamba, a necessidade da melhoria da qualidade do serviço da Linha de Cascais cuja responsabilidade da Infraestruturas de Portugal S.A., no que diz respeito às infraestruturas ferroviárias, e à Comboios de Portugal E.P.E. no que diz respeito ao serviço ferroviário.
A Assembleia Municipal de Cascais vê com imensa preocupação a crescente degradação da qualidade do serviço neste eixo ferroviário, nomeadamente:
- A vandalização das estações e acessos, sendo a situação da passagem inferior em Alcântara-Mar um exemplo desta situação;
- A falta de manutenção das estações e acessos, e respetivo equipamento, nomeadamente em Algés onde a passagem inferior tem alagado em período de chuvas;
- A vandalização de estações e acessos com destruição de material e grafiti;
- A inoperacionalidade de muitos equipamentos de venda e validação de títulos de transporte.
A Assembleia Municipal de Cascais vê com imensa preocupação a situação atual na Linha de Cascais, e solicita a V. Exa. que envide os esforços necessários para a sua resolução no curto prazo.”
Assembleia Municipal de Cascais
25 de setembro de 2023
Pela deputada municipal da Iniciativa Liberal,
Paula de Matos Castilho Borges