Vem a Junta de Freguesia da União das Freguesias de Carcavelos e Parede, propor a aprovação da alteração do mapa de pessoal com a criação de 11 novos postos de trabalho, para além dos 53 já existentes.
No início deste mandato, nos documentos apresentados na Assembleia de Freguesia de 22 de dezembro de 2021, a Junta de Freguesia tinha um quadro de pessoal que contemplava 46 postos de trabalho. No espaço de menos de 2 anos, este valor subirá para 64.
Ora dos documentos apresentados a esta Assembleia de Freguesia consta apenas uma pequena frase descrevendo a suposta necessidade do mais pessoal em diversas áreas:
- Os 5 postos de trabalho adicionais nas oficinas são justificados com o “aumento dos trabalhos” sem haver nenhuma explicação de que trabalhos adicionais são estes. Também não se entende quem executa, atualmente, estes trabalhos, e que coordenação é feita com os serviços da Câmara Municipal de Cascais.
- Os 3 postos de trabalho adicionais na área da educação são justificados com “a manutenção do funcionamento dos espaços CAF, AAAF e CAF 2º ciclo”, espaços que já funcionaram em anos anteriores com menores recursos.
- O posto de trabalho adicional na área de apoio às famílias é justificado com “crianças com necessidade de apoio psicológico”, mas não se explica de onde vem esta maior necessidade, nem como é feita a articulação com outras entidades nomeadamente a Segurança Social e a Câmara Municipal de Cascais.
Nesta proposta faltam os objetivos do que se pretende atingir e a justificação pela qual tais objetivos requerem mais postos de trabalhos. Aumentar postos de trabalho sem justificação não é uma boa utilização dos recursos da Junta de Freguesia.
Em face do exposto, a Iniciativa Liberal vota contra.
Assembleia de Freguesia da União das Freguesias de Carcavelos e Parede
29 de setembro de 2023
Pelo representante da Iniciativa Liberal,
Tiago Albuquerque