Menu Fechar

CANDIDATURA DE CASCAIS À CAPITAL EUROPEIA DA INCLUSÃO E DIVERSIDADE 2023 – Assembleia Municipal

DIVERSIDADE 2023

Cascais tem sido ao longo da sua história um local de tolerância, de respeito por todos, e entre todos, nas suas diferenças, sejam elas de que tipo forem. São prova disso a enorme diversidade na população de Cascais, seja ela a diversidade da língua, da origem étnica, da nacionalidade, da religião, da orientação sexual ou de tantas outras.

São também prova disso o esforço feito por inúmeras associações no concelho de Cascais que combatem as desigualdades, que promovem a integração e a inclusão de diferentes comunidades, e que combatem a discriminação, o racismo e a exclusão social.

A Iniciativa Liberal desafia todas as forças políticas aqui representadas nesta Assembleia Municipal a juntarem-se a esta recomendação à Câmara Municipal de Cascais para que apresente a candidatura de Cascais ao Prémio Capitais Europeias da Inclusão e Diversidade 2023, pretendendo assim reconhecer o nosso concelho, todos os que aqui vivem, e todos aqueles que se dedicam a tornar Cascais um local de tolerância e inclusão.

O Prémio Capitais Europeias da Inclusão e da Diversidade faz parte da Iniciativa Mês Europeu da Diversidade da Comissão Europeia (https://eudiversity2023.eu/). Lançado em 2022, o Prémio reconhece e premeia autoridades locais de toda a UE que promovem ativamente a inclusão e a diversidade e ajudam a construir uma Europa mais justa.

O desafio é grande porque o prazo termina dia 15 de fevereiro de 2023, mas estamos certos de que será um desafio que, com o apoio de todos, estaremos à altura de responder.

Assim, a Assembleia Municipal de Cascais recomenda à Câmara Municipal de Cascais que:
– Submeta a candidatura de Cascais à edição de 2023 do Prémio Capitais Europeias da Inclusão e da Diversidade até ao prazo limite de 15 de fevereiro de 2023.

Assembleia Municipal de Cascais
30 de janeiro de 2023

Pelo deputado municipal da Iniciativa Liberal,

Vasco Varela